quarta-feira, 8 de junho de 2022

Figurinos e História

 Engraçado como às vezes a gente esquece do passado e do que um dia era sonho né? Lembro das primeiras vezes que vi apresentações de Fusion Bellydance (que na época todo mundo chamava de Tribal Fusion mesmo) o quanto fui atraída pelos figurinos. Pareciam uma mistura de acessórios comuns do dia a dia com itens raros de coleções antigas, muito antigas. O resultado era uma mistura única de passado e presente, antiguidade e contemporaneidade, e aquilo era muito fascinante pra mim. Hoje penso que isso é tanto do que compõe esse estilo de dança também. Tradição e inovação andando de mãos dadas. 

A idéia de o traje poder ser composto de coisas de que eu gosto, um amontoado de pecinhas cheias de significado e histórias por trás, era e ainda é um atrativo enorme pra mim. Outro dia estava arrumando meus figurinos e fui percebendo quantas combinações ainda não usei, e como tenho aquelas peças favoritas, que quase sempre estão comigo em qualquer apresentação, quase como amuletos. Quando comecei, há 20 anos atrás, sonhava em um dia ter uma pequena coleção, composta por aqueles itens de joalharia antiga de outros povos, que eu admirava tanto pela força e pela beleza, e pelo tanto de peso (literal e figurativamente) que eles traziam pra imagem da dançarina. Nesse dia em que estava arrumando as coisas, fiquei feliz de perceber que eu consegui minha pequena coleção! E pra dançar, ainda sinto que meus figurinos favoritos são aqueles que são compostos pela mistura de itens e não aqueles que são feitinhos para serem conjuntos. Nos meus processos já fiz as duas coisas, tanto montar "conjuntos" já planejados quanto aqueles que encontramos por acaso no meio dos trajes que já temos. Os meus favoritos  são os do segundo tipo. Leva tempo, paciência, às vezes um tantinho de saber bordar uma coisinha na outra (agradeço imensamente à minha sogra por me ensinar essa parte!) mas é essa construção que torna tudo mais especial do meu ponto de vista. Pra mim é como subir no palco fantasiada de mim mesma! rs Não sinto como algo fora de mim, um personagem. É uma faceta minha que não exerço em outro lugar, apenas isso. Mas nunca uma "fantasia" ou algo de que eu me envergonhe, ou queira esconder. Acho que é assim que um bom traje nos faz sentir! E descobrir os trajes que faziam isso por mim foi tão, mas tão importante no meu processo! Por isso que é um dos itens que faço questão de abordar nos projetos de mentoria para performance. Você precisa subir no palco se sentindo muito bem com sua roupa. É quase um super poder hehehe!

Um dos sonhos recorrentes que eu tinha alguns anos atrás era de que eu ia me apresentar, estava prestes a entrar no palco, e percebia que tinha esquecido todos os meus acessórios, ou o figurino completo de uma vez. Tava mais pra pesadelo do que pra sonho! rs Um dia esse sonho quase se concretizou, esqueci meus colares e headpiece, que já é muito! A sorte foi que ia dançar com minhas alunas e tinha acabado de passar numa loja de bijus e feito a limpa pra levar acessórios pra complementar o figurino delas. Então acabei usando essas mesmas pra substituir as que eu tinha esquecido. Já fiz performances mais clean, intencionalmente, mas mesmo nessas tenho aquelas peças chave que não tiro, os tais amuletos. Mas alguma coisinha sempre está ali pra ajudar a materializar a minha visão do estilo. E pra você, o que seus figurinos representam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário