segunda-feira, 5 de julho de 2010

Comparações

Essa semana me vi pensando numa questão que acho bem difícil de lidar: a comparação com outros artistas. Acho que já temos essa tendência naturalmente, e nas mulheres ela se faz maior ainda. O fato é que a comparação não leva a lugar nenhum! Ela não é saudável, não te faz crescer e muitas vezes ainda te faz sentir mal consigo mesmo. Cada um tem seu jeito de se expressar, de viver a vida, de usar a roupa, de ser! Lutem contra essa tendência quase irresistível que temos de viver nos compararando com os outros. Falo por experiência própria que essa é uma batalha constante, e parece que nunca tem fim (acredito que não tenha mesmo!). Mas realmente não é caminho pra nada. Quando você vive se comparando aos outros, acaba vivendo à sombra daquelas pessoas e nunca abre espaço para falar com sua própria voz. Ou (nem sei o que é pior!) você acha que é melhor do que todos e deixa que isso seja o principal guia para suas manifestações artísticas. Como podem ver, a comparação é mãe de muitos males! E até mesmo nos mal afamados concursos de arte, ganhar o primeiro ou último lugar não é sinônimo de nada, nem de qualidade nem da falta dela. Então, também não é termômetro confiável! Enfim, seja lá o que você faça, não faça para superar os outros. Faça para superar a si mesmo e você encontrará um caminho muito mais florido!

4 comentários:

  1. Olá!!!

    Então, sobre comparação, acho que tem os dois lados, o bom e o ruim. Se a pessoa se compara com grandes artistas e faz com que isso seja um meio de inspiração e superação, isso só vai somar!

    Agora se essa comparação não faz a pessoa mudar em nada e simplesmente se diminuir, creio que é um grande passo para o fracasso...

    Beijos
    Adoro seu blog!
    Vc ajuda muito com as sua traduções do universo Tribal!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a Mariah. A comparação enquanto forma de avaliação pessoal não deixa de funcionar como um padrão de excelência a ser alcançado... Muitas vezes ao analisar minhas danças, figurinos, treinos e até mesmo situações na vida cotidiana, eu gosto de pensar: Como será que aquelas que são minhas grandes inspirações agiriam/fariam nesse momento? Isso muitas vezes me dá uma luz de como agir ou proceder. No Oriente existe a figura do Guru que ensina, ilumina e guia os discípulos. A admiração e a tomada da figura do Guru como exemplo é saudável e também um trilho pra a evolução. O problema é que no Ocidente esse tipo de coisa é mal interpretada e a constante pressão social para sermos "as melhores" distorce e enfeia tudo... :( O importante é sentir se aquilo que move a comparação faz brotar um sentimento bom e construtivo, ou um sentimento invejoso e destrutivo... Acredito nesse termômetro individual...

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Aí é que tá...

    Eu entendo perfeitamente o que vocês estão dizendo. Mas pra mim, essa inspiração que vem quando vemos alguém que admiramos não está relacionada a comparação, é outro sentimento. É pura e simplesmente admiração, despida de julgamentos. Na minha concepção, a comparação sempre está atrelada a um julgamento de valores do tipo "tal pessoa faz tal coisa melhor" ou "eu faço tal coisa melhor" ou "eu quero fazer tal coisa tão bem quanto fulano", e aí é que está o problema e é a isso que me refiro quando falo da maldição da comparação. É medir o seu próprio sucesso, ou fracasso, por meio de parâmetros exteriores a você, que nem sempre são reais.

    Medir o seu sucesso pelo seu próprio padrão, como por exemplo, ser capaz de ver algo que você fez no passado e poder observar o quanto você cresceu desde então, é uma atitude saudável. Ver o trabalho de outra pessoa e batalhar para um dia ser tão boa quanto ela é uma ilusão, e só trará frustração. Entendem o que quero dizer? É uma armadilha, porque a pessoa é a pessoa e você é você. Como qualquer um pode dizer quem é melhor e quem é pior? E como você vai averiguar se "alcançou" o nível daquela pessoa? Os parâmetros podem ser muito subjetivos, principalmente na arte.

    Não sei se consegui me explicar direito, mas entendo o que vocês dizem e concordo... Só acho que isso a que vocês se referem não é comparação, é outra coisa! Admiração, inspiração, impulso criativo, sei lá, algo saudável e despido de julgamento de valores. A comparação necessariamente tem esse julgamento, e é justamente o o que atrapalha a vida...

    ResponderExcluir