quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dicas para o dia da sua apresentação tribal


Com tanto agito nesse mês de abril acabei deixando o blog meio de lado, mas agora toda quarta-feira é dia de postagem nova! Hoje resolvi falar sobre uma coisa fundamental na vida de qualquer aluna ou profissional: os preparativos para o dia da performance!

De tanto quebrar a cara e me estressar acabei aprendendo a me preparar para o dia da performance com antecedência, e pensei que essas dicas talvez possam ajudar quem está começando a se apresentar!

Por ser muito rico em detalhes, o traje de tribal dá duas vezes mais trabalho para elaborar e também para se arrumar na hora de dançar. Por isso, pense em todo o seu traje, incluindo maquiagem e acessórios, com antecedência. Mesmo se for uma roupa que você já usou antes, vista ela toda de novo, com acessórios, e veja se precisa de alguma manutenção, algum ajuste, se ainda te veste bem ou precisa de mais algum detalhe.... E não deixe de dançar a música algumas vezes com a roupa para verificar se ela não te atrapalha na hora de fazer algum movimento. Saia que enrosca na perna, calça que prende no dedo, pulseira que engancha... Pode acreditar, já passei por todos esses e mais um pouco! hehehe Não custa nada experimentar tudo antes e dançar sua música para ver se está tudo certo. Afinal, como que você vai experimentar a roupa só na hora de dançar? Pelo tanto de coisa que usamos, o peso do headpiece influencia os movimentos e toda a sua postura, o peso dos braceletes também afeta a movimentação dos braços, muitas vezes, no caso do ATS principalmente, o cinto e as saias são super pesadas e a gente tem que fazer os movimentos com mais vigor para eles aparecerem igual.

No dia da apresentação já é natural ficar com aquela ansiedade, deixar para separar a roupa e experimentar algumas horas antes só piora a situação! Deixe para a hora só montar e se maquiar mesmo. Separe em saquinhos, ou caixinhas, todos os itens de figurino que vai precisar no dia. Assim, na hora de se vestir, você não vai ter que passar 20 minutos procurando o par de brincos que quer usar. Comece a se arrumar com umas 2 horas de antecedência, dependendo de quão elaborada é a sua cabeça e maquiagem, para se arrumar com calma e ter tempo de remediar algum imprevisto de última hora (tipo borrar o olho todo na maquiagem, alguma coisa se soltar na roupa... acredite, acontece de tudo quando estamos com pressa!)

Lembre de levar uma garrafa de água caso não tenha água no camarim. É difícil, mas acontece, e é muito ruim entrar pra dançar com a boca seca!

Se possível, treine um pouco e faça alguns alongamentos em casa no dia que for dançar. Mesmo que a apresentação seja de noite, o corpo e a sua performance vão agradecer a preparação prévia. Antes de entrar no palco, sempre se alongue! Às vezes a adrenalina faz você se sentir que já está aquecido, mas tem que alongar do mesmo jeito!

Separe sua música e leve num ipod ou cd caso dê algum pepino com a sua música na hora. Melhor prevenir do que remediar!

Saia de casa cedo caso não saiba ao certo quanto tempo vai levar para chegar lá. Todo stress que puder evitar vai se refletir no seu estado de espírito ao entrar no palco. Chegar correndo, colocar a roupa com pressa e se jogar pro palco sem se preparar é garantia de frustração!

Se preparar com antecedência é a melhor forma de garantir que no momento de dançar sua mente esteja aonde você quer: na calma da dança, pronta pra entrar em cena e se divertir!

Até quarta que vem! ;-)

*Na foto, eu e Nanda Najla por Reinaldo Nunes nos bastidores do show Sonhos Lúcidos em 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário