segunda-feira, 19 de julho de 2010

Naturalmente

Mês passado fui assistir no SESC o  espetáculo mais recente do Antonio Nóbrega, chamado "Naturalmente". Pra quem não conhece ele, uma pequena biografia tirada deste site:

"Antonio Carlos Nóbrega (Recife PE 1952). Ator, dançarino e músico. Artista múltiplo, escreve, atua, dirige, dança, compõe, canta e toca instrumentos. Através de seus espetáculos divulgada a cultura e o imaginário nordestino.

Até os 18 anos, o artista, filho de um médico que incentiva os pendores artísticos da família, cultiva apenas as manifestações da música erudita. É convidado, então, para integrar o Quinteto Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, um dos mais importantes grupos a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares. Toma contato, a partir dessa época, com diversos artistas populares e começa a estudar intensamente a música, as danças, a maneira de representar e cantar desses brincantes brasileiros."

Depois disso, ele desenvolveu diversos espetáculos e projetos, sempre com intuito de divulgar a arte popular brasileira. O "Naturalmente" é um espetáculo educativo de dança e música ao vivo com trechos em que ele mesmo fala sobre as danças e ritmos brasileiros usados e sobre algumas curiosidades, como o motivo do título do espetáculo.

O espetáculo é lindo, a música ao vivo impecável, assim como as danças. O elenco é composto por ele, duas bailarinas e oito músicos. Uma das meninas fez um solo que parecia ter um pouco de influência de flamenco, que foi maravilhoso! Pena que não tem em lugar nenhum pra assistir... Mas o mais interessante para mim, foi ver como ele dá roupagem nova ao folclore, ao que é "velho". Mesmo modernizando, misturando influências e referências na dança, quem assiste ainda é capaz de ver qual a raiz de tudo, a essência das danças permanece ali, mesmo em meio à toda a fusão que ele faz. Isso não é mágico? rsrs Fazer uma coisa dessas requer muito talento!

Outra coisa que sempre me impresiona nesses espetáculos mais "formais" de dança é a leveza e o preparo dos bailarinos. Fazer o impossível parecer sem esforço, natural. Isso é pré-requisito pra quem dança, é fato. Me faz pensar (mais ainda!) na importância de seguir uma rotina de treino com disciplina.

Bom, é isso... Pra quem quer ver fusão bem feita e com muito estudo e conteúdo, está mais que recomendado! Me lembrei muito da colega querida Kilma Farias, com suas fusões tão homogêneas de tribal com ritmos regionais brasileiros!

Deixo dois vídeozinhos do espetáculo "Naturalmente", nenhum com dança dele porque não achei, mas com dança das meninas que também mandam bem demais!




5 comentários:

  1. Muito linda a performance das bailarinas, deve ter sido incrível ter visto esse espetáculo ao vivo!

    Sobre o que vc falou em relação à leveza dos bailarinos, sem sombra de dúvida isso se deve a uma disciplina de ensaios, com isso preparando aos bailarinos. Quanto mais treino, mais segurança no palco e domínio dos movimentos!

    Não vejo a hora de poder me dedicar realmente à dança... aff...

    ResponderExcluir
  2. Ah foi lindo mesmo!:) E o treino é indispensável, mas atualmente tenho que lutar pra me disciplinar, infelizmente já fui bem mais disciplinada que hoje em dia :P

    ResponderExcluir
  3. Pois é...
    Se queremos ser profissionais nessa área, temos que agir como tais!

    Entendo Mariana, só nós sabemos o porque deixamos de treinar um pouco mais...

    É difícil mesmo! Me sinto travada depois de anos parada sem uma disciplina diária...

    Fazer o que né???

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostei muito da dança e gostaria de saber onde posso fazer aulas em São Paulo, capital.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Hum...Aulas de tribal em São Paulo? Ma manda um email no nanaquadros@hotmail.com que eu posso te indicar alguns lugares! Beijos e obrigada!!!:)

    ResponderExcluir