quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sobre Tribal Fusion



Traduzi esse texto do blog da Rachel Brice: http://rachelbrice.wordpress.com/. Lá ela diz ter adaptado o texto da Wikipedia. Resolvi traduzí-lo porque adoro textos escritos ou que tenham o aval de quem realmente viu tudo acontecer. Claro que nem por isso devemos supor que sejam 100% imparciais, acredito que algumas vezes não são... Ainda assim, considero um material de estudo mais confiável do que aquele escrito por alguém que já pegou a carruagem andando, por assim dizer! E a Rachel também fala sobre seu estilo pessoal, e não tem ninguém melhor para falar sobre isso do que ela mesma! Espero que aproveitem!

"As raízes do tribal fusion estão no Estilo Tribal Americano, também conhecido como ATS, criado em São Francisco pela Carolena Nericcio e sua companhia de dança FatChance Bellydance. O ATS é baseado na improvisação em grupo por meio de sinais com as mãos e movimentos. Jill Parker, um dos membros originais do FCBD, pode ser considerada como a iniciadora do tribal fusion. Depois de deixar o FCBD, ela formou o Ultra Gypsy Dance Theatre em 1996. Sob a direção de Jill Parker, o UG expandiu o repertório de movimentos do ATS usando coreografia e incorporando elementos de burlesco, cabaret e anos 20. O grupo também desconstruiu progressivamente o traje clássico de ATS (choli, sutiã de moedas, turbante, cinto de pingentes, saia, pantalonas).

Outra pioneira no tribal fusion é Heather Stants, que formou o Urban Tribal Dance Company em San Diego em 1999. Inicialmente, eram fortemente influenciadas pelo hip hop e pelas danças de rua, embora seu estilo atual pegue emprestado muitos elementos da dança moderna. Elas também são conhecidas pelos trajes minimalistas, que contrastam com os de muitas outras artistas do tribal fusion. Seus trajes complementam de maneira eficaz suas linhas elegantes e estilo suave. Mardi Love foi um dos primeiros membros do grupo, e mais tarde se juntou ao Indigo se tornando uma de suas maiores influências coreográficas e estéticas.

O Tribal Fusion se popularizou amplamente por meio de Rachel Brice e seu grupo The Indigo (formado em 2003). Conquistaram renome internacional fazendo turnês com o Bellydance Superstars. Rachel Brice descreve sua dança como uma combinação das técnicas de Suhaila Salimpour e do FatChanceBellyDance, com uma grande dose de Mardi Love. Ela também popularizou o uso de movimentos similares ao “popping”, apesar de creditar Ariellah como a fonte. Os membros iniciais do The Indigo eram Rachel Brice, Mardi Love, Michelle Campbell, Sharon Kihara, Janice Solimeno e Ariellah Aflalo. Rachel e Sharon foram membros do Ultra Gypsy e apontam Jill Parker como uma grande inspiração. Atualmente, o The Indigo é composto por Rachel Brice, Mardi Love e Zoe Jakes, que fazem turnê com seu próprio show, “Le Serpent Rouge”, desde 2007."

2 comentários:

  1. é realmente muito bom ouvir a informação direto da fonte!! Bjks Mari!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto.
    Contribuição pertinente para uma tribalesca que se preza: o conhecimento.
    Eu adOro o The Indigo, as músicas e a forma teatral de se apresentarem e confesso, identifico-me bastante com esse estilO (uma vez que a minha infância foi muito lúdica e teatral).
    Amo o estilo de dança de Mardi e Rachel, mas a Zoe me fascina de uma forma que eu me sinto influencida pelo estilo dela.
    XerinhOs TribalísticOs.

    ResponderExcluir