segunda-feira, 22 de março de 2010

O Estilo Tribal


Depois de um um pequeno sumiço, por conta de fazer mais o que tenho que fazer e passar menos tempo enrolando na internet, vai um textinho que já tinha pronto só para manter o fluxo! Me comprometi a atualizar ao menos semanalmente, então não pretendo mais deixar esses mega hiatos entre uma postagem e outra! :) Espero que gostem! (não sei de quem é essa gravura mas dá uma ótima inspiração para uma cabeça tribal!)

  "Tribal é um termo abrangente que inclui as modalidades ou estilos aos quais me refiro no presente contexto: o ATS e o Tribal Fusion. O ATS (American Tribal Style) foi criado no final dos anos 80 em São Francisco, CA por Carolena Nericcio, diretora do FatChance BellyDance (FCBD). É caracterizado pela improvisação coordenada em grupo por meio de gestos e de um repertório em comum, trajes visualmente ricos com aparência folclórica e postura orgulhosa, trazida do flamenco.
  O Tribal Fusion surgiu algum tempo depois, quando dançarinas do FatChance começaram a deixar o grupo e dar vazão às suas próprias idéias, acrescentando novas influências e abrindo o leque de possibilidades a partir do estilo original. Algumas dessas mudanças foram o uso de músicas ocidentais modernas (no ATS usa-se basicamente música folclórica egípcia), a simplificação dos trajes e o uso de coreografia. Jill Parker, ex-membro do FCBD e diretora do Ultra Gypsy, é apontada por muitos como pioneira desse estilo.
  Hoje em dia, Tribal Fusion tornou-se um termo utilizado para designar as diversas manifestações no tribal. Diferentemente do ATS, o Tribal Fusion ainda não possui regras firmemente estabelecidas, é um estilo novo em desenvolvimento que pode ter tantas vertentes quanto praticantes. No entanto, não devemos confundir qualquer fusão na dança do ventre com Tribal Fusion. O Tribal Fusion é uma derivação do ATS, portanto possui algumas características que são inerentes a ele. A princípio, é uma fusão de ATS com outra coisa. Portanto, o ATS deve se fazer presente de uma forma ou de outra. Devo ressaltar também que o ATS é, caracteristicamente, um estilo de fusão — com base na dança do ventre, mistura elementos de outras danças orientais e do flamenco. Quanto ao Tribal Fusion, algumas das influências bastante populares atualmente são o break dance, a dança contemporânea, as danças clássicas indianas e, mais recentemente, fusões com danças e músicas dos Balkans (ciganos do leste europeu) e temas remetentes ao Vaudeville, com estética e músicas vintage variados. Como podemos ver as possibilidades para expressão pessoal são imensas. Então, mãos à obra e divirta-se!"

2 comentários:

  1. COmo faço para encontrar materiais didaticos da fusão tribal com flamenco?

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia!

    Hum...Acho que vai ser difícil você encontrar alguma coisa dessa fusão em específico... Eu não conheço nenhum dvd que aborde esse tema. A professora de flamenco da escola Bele Fusco, chamada Flavia Mollo estava fazendo alguns estudos nesse sentido e chegou até a se apresentar em fusões de tribal com flamenco. No ATS você também vai encontrar muita coisa que dá pra misturar bem, pois os movimentos dos braços do ATS tem muita influência de flamenco. Mas vou ficar te devendo algo mais concreto! Se eu encontrar alguma coisa coloco por aqui!:)

    Abraços!

    Mariana

    ResponderExcluir