quarta-feira, 16 de novembro de 2011

The Lady Fred pt. 2

Bom, como faz um tempinho que não publico nada, vou retomar o assunto do último post: a bailarina Frédérique, ou The Lady Fred. Dessa vez, com novidades! :D Frédérique estará no Brasil ano que vem, no festival Campo das Tribos, organizado pela Rebeca Piñeiro. É no primeiro fim de semana de maio (05 e 06) e as inscrições já podem ser feitas pelo email: campodastribos@gmail.com. Corra pois as vagas são limitadíssimas! Pra ir fazendo o aquecimento, a tradução da biografia dela que acabei de terminar, a versão original vocês encontram no site:

Frédérique (Lady Fred) é uma bailarina internacional de dança do ventre avant-garde teatral. É artista, performer, instrutora, pioneira e criadora do “Silent Sirens Theatre” e do “Black Heart Ballads”.

Fred nasceu em Beirute, no Líbano, e possui descendência síria, armênia, francesa e italiana. Começou a estudar o Estilo Tribal Americano (ATS) em fevereiro de 1997 com Amy “Luna” e pouco tempo depois com a diretora Jill Parker, com quem ficou até dezembro de 1999 quando saiu em busca de criar algo novo.

Com nada a perder, Fred estabeleceu-se por sua originalidade ao integrar o estilo de vida underground urbano  à dança do ventre tribal.  Após uma jornada de mais de uma década de experiência e autoconhecimento, Fred surpreendentemente nunca mais treinou com outros professores. Fora o treinamento em ATS que recebeu de Luna e Jill, seus movimentos e estilo de dança são desenvolvidos por ela mesma e extremamente pessoais e autênticos. No entanto, é à sua base em ATS que credita sua excelente capacidade de improviso. Fred é reconhecida por seu estilo teatral avant-garde e  responsável pela introdução de novos estilos musicais no tribal (dnb / dubstep / música clássica / trilhas sonoras), começando em 2000. Com sua habilidade em edição de som, continua ampliando os limites em suas mixagens para o palco e elevando os padrões de performance da dança do ventre tribal.  Fred também foi uma das pioneiras a utilizar influências vintage  e acessórios antigos como complementos do vestuário tribal, tendência que veio a tornar-se "coringa" nos trajes de tribal fusion atuais.

As performances de Fred são baseadas em narrações teatrais por vinhetas e causam profundo interesse no público, bem como motivam suas companheiras de trabalho. Sua didática voltada para os detalhes enfatiza a técnica dos movimentos enquanto explica o "porquê" por trás do que ensina, promovendo a individualidade do aluno e definindo suas paixões por meio do movimento. Esse método lhe rendeu oportunidades de ensinar em seu país e internacionalmente, inspirando a geração atual e futura de dançarinas a explorar suas habilidades artísticas e expressarem-se pelo movimento.
Essa inovação vem de seu forte impulso criativo, o que a permitiu realizar e satisfazer completamente sua visão artística. 


Além disso, uma entrevista em vídeo com 17 minutos em que dá pra ter uma idéia da pessoa incrível que ela é: http://theladyfred.wordpress.com/true-colors-tv-interview/ (desculpem, apenas em inglês! :P)


Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário