terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inspirações externas

Para as praticantes de tribal fusion é muito importante buscar inspirações que venham de fora do estilo. Acredito que isso seja bom para qualquer modalidade, mais ainda no fusion que é um estilo tão cheio de possibilidades. Isso evita que fiquemos todas iguais umas às outras, sempre buscando nas mesmas fontes, virando cloninhos de bailarinas famosas. Trazer a sua personalidade para a dança não é das tarefas mais fáceis para muitas pessoas, isso implica em colocar a cara à tapa, se expor de certa forma. Mas, se formos observar, as bailarinas bem-sucedidas são justamente aquelas que tiveram coragem de fazer isso. E quando falo em buscar inspiração, não me refiro a fazer uma fusão diferente ou inventar uma nova modalidade de tribal fusion (acho que já temos o suficiente!), mas simplesmente deixar que fontes diversas te proporcionem inspiração, seja ela estética, seja no feeling ou na música. Esses são alguns exemplos de coisas que me inspiram constantemente fora do estilo, quem sabe lhes dê algumas idéias de onde buscar suas próprias inspirações!

Música – Vocalistas femininas me inspiram extremamente (talvez pela tristeza de não ter sido abençoada com esse dom! rsrs)

The Gossip/Beth Ditto: gorda além de qualquer questionamento, gay, tira a roupa no palco, já posou nua e ainda virou ícone fashion com sua própria linha de roupas para mulheres acima do peso nesse mundo anoréxico. Canta de um jeito cru e cheio de energia. Quer mais atitude que isso?




Amy Winehouse: cachaceira, junkie, canta horrores, criou um visual único e inconfundível reproduzido no mundo inteiro, inclusive o fashion. Esse vídeo é antigo mas aqui ela estava em plena forma (e é uma das minhas músicas preferidas!)




Joss Stone: gravou seu primeiro cd cheio de soul music quando tinha uns 15, 16 anos enquanto as outras cantoras de sua época eram Britney e Cia. Está no quarto cd e sua voz é incrível e igualzinha no cd ou no palco. Também tem um estilo meio flower power que é só dela!




Esses foram só alguns pequenos exemplos, existem muitos outros lugares para se buscar inspiração como estéticas de filmes, videoclipes, estilos de dança diversos, histórias de livros, personagens, música... É só abrir bem os olhos e os ouvidos que ela está em todos os cantos!

2 comentários:

  1. Good girl, bad girl...whatever! Todas as 3 musas inspiradoras que vc citou parecem ter uma coisa em comum: Não estão nem aí para rótulos. Simplesmente transferem para sua arte aquilo que sentem e pensam. Essa sinceridade faz a diferença! Imediatamente me veio à lembrança Isadora Duncan. Sua maneira nada convencional de viver, refletia-se em sua dança, igualmente transgressora. Chanell realizou a mesma coisa no campo da moda. Seu desejo de liberdade e autonomia refletia-se em suas criações. Afinal, acho que quem está certa mesmo é Madonna: Express Yourself!

    ResponderExcluir
  2. Mas a Madonna não está mandando mais tão bem...bom deixa pra lá! rsrs Mas é isso mesmo, elas tem isso em comum por isso acho que são tão inspiradoras!

    ResponderExcluir