segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bê-a-bá do Tribal Pt.1


Com tantos estilos e rótulos é bem fácil confundir-se com as nomenclaturas no tribal! Por isso, coloco aqui os principais nomes que encontramos quando estudamos tribal. Por ser um assunto extenso, vou dividir esse post em duas partes, uma em cada semana. Esta é a primeira:

* Tribal - Genérico assim, sem nenhuma especificação, geralmente faz referência ao Tribal Fusion ou ATS, mas também pode significar uma dessas duas modalidades:

1) Danças de tribos de qualquer parte do mundo;

2) O estilo tribal "original", criado pela Jamila Salimpour e sua trupe Bal Anat nos anos 60, na Califórnia. Caracteriza-se por diversas danças árabes misturadas em um show. Trabalho em grupo e solo, uso de snujs, uso de coreografia e danças folclóricas com um "tchan". Porém, deve-se observar que esse estilo de "tribal" não era assim chamado na época, como escrevi nesse post antigo. De qualquer forma, foi o estilo que deu início ao movimento tribal que temos hoje em dia, pois Jamila deu aulas para Masha Archer, que deu aulas para Carolena Nericcio, que criou o "American Tribal Style", ou "ATS". 

Vídeo do Bal Anat:



*American Tribal Style, ou ATS - 


Esse foi o estilo que surgiu dando início a um movimento, por assim dizer. O ATS nasceu no final dos anos 80 em São Francisco, CA. Quando a trupe de Masha Archer, chamada "San Francisco Classic Dance Troupe", se desfez, Carolena começou a dar aulas para que tivesse parceiras com quem dançar. Suas aulas tornaram-se populares entre as pessoas mais alternativas que queriam fazer dança do ventre mas não se encaixavam nos padrões estéticos ditados pela dança na época. Da sementinha deixada por Masha, Carolena fez uma plantação, e criou o estilo que veio a ser chamado de "ATS". Segundo ela, o "American" do título deixava claro que era uma criação americana, e portanto não oriental, e o "Tribal" descrevia a sensação e estética da dança, com mulheres dançando reunidas, em "tribo", e com uma mistura de trajes autênticos de diversas partes do mundo. O ATS é um estilo de improvisação coordenada em grupo em que, com base em um repertório comum a todas as bailarinas do estilo, cria-se uma dança improvisada por meio de sinais, chamados de "cues". Para dançar ATS precisa-se no mínimo de duas pessoas, e o repertório de movimentos vem principalmente da dança do ventre, mas também tem forte influência do flamenco nos braços e postura, e pitadas de danças folclóricas do Oriente Médio e danças clássicas indianas. O principal exponente do ATS é o grupo da própria Carolena, chamado FatChance BellyDance (FCBD). Para mais informações, acesse o site do FCBD.


Vídeo do FCBD:



Segunda-feira que vem, a continuação do "Bê-a-bá do Tribal":)

Um comentário:

  1. Muito legal e super esclarecedor... vou compartilhar no meu blog, posso? *-*
    bjs
    Morgan

    ResponderExcluir