quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A importância do alinhamento

 Se tem uma coisa que eu gostaria de ter sabido desde o primeiro dia que entrei numa sala de aula pra me movimentar, é sobre a importância do alinhamento correto e consciente. Tudo que fazemos relacionado ao movimento necessariamente passa por esse lugar. É claro que cada um tem características corporais específicas que permitem que sigamos mais ou menos os parâmetros do que é "ideal" em termos de alinhamento, mas como no fim todo corpo é composto das mesmas partes, por assim dizer, existem sim princípios universais aos quais temos que prestar atenção.

Seja nas posturas de yoga, no treino funcional, na dança ou no alongamento, o alinhamento correto vai permitir que você evolua dentro da técnica, melhore sua postura e sua flexibilidade progressivamente e o melhor, de forma completamente segura. Quantas vezes não excedemos um limite do corpo por escolher a amplitude em vez do alinhamento? Queremos ir láááááá longe no alongamento sem respeitar onde o corpo está agora, nesse momento. Na dança acontece a mesma coisa... às vezes queremos fazer um movimento bem grandão e esquecemos de sentir como o corpo responde àquilo, se realmente estamos preparadas fisicamente para ir na amplitude máxima.

Respeitar os princípios do alinhamento é algo que requer bastante atenção, estudo, consciência corporal e paciência, pois às vezes os resultados podem parecer demorar mais para vir . Mas vale muito a pena e os resultados sempre serão mais duradouros e sustentáveis,  pois assim estaremos sempre protegendo as articulações e garantindo uma vida "útil" longa e saudável para continuarmos nos movimentando sem lesões por muitos e muitos anos. Nas minhas aulas eu sempre reforço as diretrizes básicas para execução segura tanto no aquecimento e no alongamento quanto na dança, e na yoga também. Muitas vezes em sala de aula vejo pessoas que dançam há muito tempo e que ainda não tem essa consciência, e isso se reflete em qualquer movimento que a pessoa faz. Se reflete na maneira como nos movemos na vida, que dirá na dança!

Em resumo, seu progresso em qualquer modalidade de movimento com certeza será muito mais notável a longo prazo se você se movimentar atento ao alinhamento. Busque páginas na internet ou no Instagram que explicam o alinhamento correto nos alongamentos ou nas posturas de yoga. Spoiler: serão os mesmos dos movimentos que você faz para dançar! A vantagem é que como o corpo é um só e tem uma capacidade limitada de movimentos articulares, uma vez aprendido, você não esquece mais! Alinhe-se! ;)

Um comentário: